(Vietnam &) Cambodja IV - Apaixonei-me à primeira vista!!!
Chamava-se Sara (ou um nome parecido), devia ter uns 8 anos, era alegre, mas frágil, meiga e sorridente, andava a vaguear pelo templo principal de Angkor, tirei-lhe uma fotografia e ela sorriu muito serenamente, olhava-me nos olhos muito fixamente, parecia q me queria dizer alguma coisa q as nossas diferenças liguísticas não permitiam. Os seus precários conhecimentos de inglês não eram suficientes para perceber q lhe estava a perguntar o nome e idade.
Ela pareceu-me abandonada, mas não faminta e muito menos doente, apesar do seu olhar meigo e doce, ela transmitia sinais de sofrimento, de esforço, de falta de amor e tranquilidade. Houve alguma coisa nela q me tocou bastante, disse-lhe adeus e fui ver outra ala do templo, pois o Nuno e o guia estavam à minha espera. Durante essa meia hora não parei de pensar nela, parecia q tinha conversado com ela, q a conhecia há muito. Ao virmos embora viemos por uma ala diferente à q entrámos, e ela estava encostada a uma parede a olhar fixamente para mim a sorrir.
Chamei-a para ao pé de mim e sentámo-nos nuns degraus de uma escada. Perguntei-lhe pelo pai e pela mãe dela, e ela disse q 'não' com a cabeça e disse-me 'you mama', fiquei super-derretida, mas mais q isso, achei q era um sinal Superior, pensei q não conseguia sair dali sem ela, pedi a Deus q me ajudasse a ser sensata, e lembrei-me de chamar o guia, para conseguir falar melhor com ela, descobrimos q tinha mãe e q vivia com ela, então resolvi deixá-la com um corte no coração... confesso q teria sido capaz de estar no Cambodja até a poder trazer para casa!! O q é q a terá levado a querer vir comigo se tem mãe? Dormirá todos os dias em casa? Almoçará e jantará todos os dias a tempo e horas? Vai à escola todos os dias? Brinca com bonecas? Até hoje penso nela todos os dias, q Deus proteja a 'minha' querida Sara!!