Mariana Sacadura Cabral

Lilypie Expecting a baby Ticker

Uma alfacinha casada com um tripeiro consultor a viver em Londres

quarta-feira, setembro 07, 2005

(Vietnam &) Cambodja V - ...de cor de açafrão!!!



Uma das coisas exóticas desta viagem (em países de religião maioritariamente budista) era ver os monges budistas vestidos de cor de açafrão!!!, e então nos templos contrastava muito bem com o cinza da pedra. Raramente andam sózinhos e têm guarda-chuvas a condizer (q infeliamente ainda não consegui fotografar). Mas perguntam-me os meus curiosos leitores: Porque é q eles se vestem assim?? Aqui vai então um pouco de cultura budista:

A salvação no budismo realiza-se através da superação total da materialidade da vida, na purificação do espírito até o extinção total - nirvana - dos desejos, paixões e vontade de viver do homem. Qm chegar a este ponto de anulação dos impulsos da vida é considerado arhat, isto é, digno de entrar no nirvana que é o desaparecimento do corpo material e também do carma isto é, escapa do ciclo das reencarnações ao qual o não perfeito está submetido até chegar à purificação total. Os arhats ou monges tornam-se assim o ideal da perfeição budista aqui na terra. Vestem-se de amarelo, pq um dos preceitos das regras dos monges budistas é q o monge sempre deve levar sua roupa. A cor da manga madura é o sinal da perfeição que se deseja conquistar ainda durante esta vida.Para conseguir essa perfeição, os monges pedem esmola, vivem em pequenas comunidades, observam as 250 normas para os homens e as 500 para as monjas, ditadas ao longo dos séculos, a partir da grande comunidade fundada por Buda. Ficam obrigados a se purificar de todo desejo e paixão que implique um apego afetivo às coisas e às pessoas, tanto q, até os pais, tornam-se estranhos para os filhos monges(!!, e isto é positivo??). Nesse desapego radical, fundam-se as quatro virtudes que devem distinguir o monge budista:
- a benevolência universal;
- a compaixão para todos os homens e seres viventes;
- a alegria pela glória e sucesso dos outros e
- o desapego e a impassibilidade diante dos acontecimentos desse mundo caduco.
Além dessas virtudes, existem as perfeições ou os aspectos positivos q o monge deve conseguir e q podem variar nas definições, de um mosteiro para outro. Esses se resumem na doação, paciência, virilidade, paz interior, domínio dos sentidos e outros, conseguindo a libertação da materialidade, o q realiza a sabedoria interior. O dhammapada - ou regra dos monges budistas - descreve essa paz c/o "um lago profundo, completamente calmo e transparente...
É assim que se tornam os sábios após ter ouvido a Lei... calma é a mente, calmas são as palavras, calma é a acção de quem, através do justo conhecimento, conseguiu a libertação interior... aquele cujo pensamento está totalmente ligado à perfeita iluminação, q se regozija (n consigo dizer esta palavra!!) p/ nada receber, na liberdade do desapego, que dominou todas as paixões, q está cheio de luz... Esses já conseguiram a libertação nesse mundo"

...acorde, q já está a babar para cima do teclado!!

(Vietnam &) Cambodja IV - Apaixonei-me à primeira vista!!!

Chamava-se Sara (ou um nome parecido), devia ter uns 8 anos, era alegre, mas frágil, meiga e sorridente, andava a vaguear pelo templo principal de Angkor, tirei-lhe uma fotografia e ela sorriu muito serenamente, olhava-me nos olhos muito fixamente, parecia q me queria dizer alguma coisa q as nossas diferenças liguísticas não permitiam. Os seus precários conhecimentos de inglês não eram suficientes para perceber q lhe estava a perguntar o nome e idade.
Ela pareceu-me abandonada, mas não faminta e muito menos doente, apesar do seu olhar meigo e doce, ela transmitia sinais de sofrimento, de esforço, de falta de amor e tranquilidade. Houve alguma coisa nela q me tocou bastante, disse-lhe adeus e fui ver outra ala do templo, pois o Nuno e o guia estavam à minha espera. Durante essa meia hora não parei de pensar nela, parecia q tinha conversado com ela, q a conhecia há muito. Ao virmos embora viemos por uma ala diferente à q entrámos, e ela estava encostada a uma parede a olhar fixamente para mim a sorrir.
Chamei-a para ao pé de mim e sentámo-nos nuns degraus de uma escada. Perguntei-lhe pelo pai e pela mãe dela, e ela disse q 'não' com a cabeça e disse-me 'you mama', fiquei super-derretida, mas mais q isso, achei q era um sinal Superior, pensei q não conseguia sair dali sem ela, pedi a Deus q me ajudasse a ser sensata, e lembrei-me de chamar o guia, para conseguir falar melhor com ela, descobrimos q tinha mãe e q vivia com ela, então resolvi deixá-la com um corte no coração... confesso q teria sido capaz de estar no Cambodja até a poder trazer para casa!! O q é q a terá levado a querer vir comigo se tem mãe? Dormirá todos os dias em casa? Almoçará e jantará todos os dias a tempo e horas? Vai à escola todos os dias? Brinca com bonecas? Até hoje penso nela todos os dias, q Deus proteja a 'minha' querida Sara!!

Como "atacar" os chatos do telemarketing (contra mim falo q já trabalhei nisso)


(toca o meu telemóvel) :
- Está?- Está, estou a falar com o senhor Nuno?
- Sim
- Sr. Nuno, aqui é da TMN, estamos a ligar para oferecer a promoçãoTMN 1.382 minutos, que oferece...
- Desculpe - interrompo, mas com quem estou a falar?
- O sr está a falar com Natália Bagulho da TMN. Eu estou a ligar para...
- Natália, desculpe-me , mas para minha segurança gostaria deconferir alguns dados antes de continuar com a nossa conversa, pode ser?
- ...Sssssim, pode...
- Vc trabalha em que área dentro da TMN?
- Telemarketing Pró-Activo.
- Vc tem número de funcionária da TMN?
- Desculpe, mas não creio que essa informação seja necessária.
- Então terei que desligar, pois não estou seguro de estar realmente afalar com uma funcionária da TMN.
- Mas eu posso garantir...
- Além disso, sempre que tento falar com a TMN sou obrigado a fornecer os meus dados a uma data de comunicadores .
- Tudo bem, a minha matrícula é TMN-6696969-TPA.
- Só um momento enquanto verifico.
- ... (Dois minutos mais tarde)
- Só mais um momento, por favor.
- ... (Cinco minutos mais)
- Estou sim ?
- Só mais um momento, por favor, os nossos sistemas estão muito lentos hoje.
- Mas , Senhor...
- Pronto, Natália, obrigado por ter aguardado. Qual é mesmo o assunto?
- Aqui é da TMN, estamos a ligar para oferecer a promoção da TMN 1382minutos, onde o Sr. tem direito a falar 1.300 minutos e ganha 82 minutos de graça, além de poder enviar 372 SMS totalmente grátis. O senhor estaria interessado, Sr. Nuno?
- Natália, vou ter que transferir a sua ligação para a minha esposa porque é ela quem decide sobre alteração de planos de telemóveis. Por favor, não desligue, pois a sua chamada é muito importante para mim. (coloco o telemóvel em frente ao leitor de CD, coloco a música "Quero cheirar teu bacalhau" a tocar em repeat mode e vou beber um café ....)

Enviaram-me por mail e achei deliciosa!!

(Vietnam &) Cambodja III - Descubra as diferenças


Foi nos templos de Angkor, perto da cidade de Siem Reap no Cambodja, onde começámos a nossa viagem fantástica de 3 semanas por estes países da Ásia. Partilharei com os meus caros bloguistas alguns episódios mais relevantes. Um desses episódios foi precisamente num destes templos de Angkor, devo acrescentar q são uma maravilha a nível de estrutura, conservação, quantidade e antiguidade, que tirei uma fotografia ao Nuno igual à capa do livro do Lonely Planet, e não é q depois encontrámos o próprio figurino da referida capa a vender 'recuerdos'...!!